terça-feira, 6 de setembro de 2011

Aprendendo mais

para aprendermos mais,criamos um jogo com os tipos de tempo do verbo,no (presente,pretérito perfeito,pretérioto imperfeito,pretérito mais que perfeito,futuro do presentee futuro do pretérito).

exemplo:

 Presente                        Pretérito perfeito             Pretérito imperfeito
eu-brinco                         eu-brinquei                      eu-brincava
tu-brincas                         tu-brincaste                     tu-brincavas
ele/ela-brinca                    ele/ela-brincou                ele/ela-brincava
nós-brincamos                  nós-brincamos                nós-brincávamos
vós-brincais                      vós-brincastes                 vós-brincáveis
eles/elas-brincam              eles/elas-brincaram          eles/elas-brincavam

 Pret.mais-que-perfeito    Futuro do presente        Futuro do pretérito
eu-brincara                     eu-brincarei                  eu-brincaria
tu-brincars                      tu-brincarás                  tu-brincarias
ele/ela-brincara               ele/ela-brincará             ele/ela-brincaria
nós-brincáramos             nós-brincaremos           nós-brincariamos
vós-brincáreis                 vós-brincareis               vós-brincarieis
eles/elas-brincaram         eles/elas-brincarão         eles/elas-brincariam

Nenhum comentário:

Postar um comentário